13ª Assembleia-Geral da “Região Europa da World Physiotherapy”

13ª Assembleia-Geral da “Região Europa da World Physiotherapy”

O Bastonário da Ordem dos Fisioterapeutas, António Lopes, esteve presente, como observador, na 13ª Assembleia Geral da “Região Europa da World Physiotherapy”, que se realizou nos dias 19 e 20 de maio, em Praga, na Chéquia. A participação de António Lopes, que já foi chairman desta organização entre 1998 e 2010, permitiu-lhe inteirar-se dos trabalhos em curso e das prioridades para os próximos dois anos de atividade, que a Ordem integrará, quando assumir a afiliação. Recorde-se que a Ordem dos Fisioterapeutas já apresentou a candidatura à World Physiotherapy, com efeitos a partir de janeiro de 2023.

De entre os projetos em curso na World Physiotherapy destacam-se o programa relacionado com a divulgação da importância da Fisioterapia na prevenção e reabilitação das condições oncológicas, integrado  no plano europeu intitulado “EU Commission Beating Cancer Plan”, e o  “InAbled Cities: Developing Inclusive urban environments for physical activity for people with disabilities and senior citizens”, programa que visa promover a atividade física em meio urbano para pessoas portadoras de deficiências e/ou com mais de 65 anos.

Na 13ª Assembleia-Geral da “Região Europa da World Physiotherapy”, foram igualmente abordadas questões relacionadas com o apoio e desenvolvimento à investigação em fisioterapia, e com a definição das competências mínimas que devem ser exigidas na formação inicial de acesso ao exercício da profissão.

Através da participação nesta organização regional da World Physiotherapy, a Ordem dos Fisioterapeutas pretende manter uma relação de proximidade e interação com as organizações representativas dos Fisioterapeutas dos 37 países que a integram.

Para saber mais sobre a Região Europa da World Physiotherapy visite – https://www.erwcpt.eu/

Encontro da Ordem dos Fisioterapeutas com a Associação Portuguesa de Fisioterapeutas

Encontro da Ordem dos Fisioterapeutas com a Associação Portuguesa de Fisioterapeutas

A Direção da Ordem dos Fisioterapeutas (OF) reuniu-se com o novo Conselho Diretivo Nacional da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas (APFISIO).

No encontro, que decorreu no passado dia 10 de maio, estiveram presentes o Bastonário António Lopes e os vogais Pedro Rebelo e Afonso Neutel, em representação da Ordem, e a Presidente Maria João Bigode e o Vice-Presidente Sérgio Neto, em representação da Associação.

Foram apresentados cumprimentos aos novos órgãos sociais eleitos da APFISIO e analisados os temas mais relevantes da relação institucional entre a Ordem e Associação, nos termos do memorando de entendimento assinado em 2020, no qual foi acordado estabelecer as condições progressivas e necessárias para que, logo que possível, a Ordem dos Fisioterapeutas passe a ter assento, por filiação, na World Physiotherapy.

Neste contexto, a Ordem, enquanto estrutura que regula a Fisioterapia e os Fisioterapeutas em Portugal, informou que iria formalizar a sua candidatura à World Physiotherapy (WP), com efeitos a partir de janeiro de 2023, tendo a APFISIO reconhecido com naturalidade a referida candidatura.

Com o objetivo de não interromper de forma súbita o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelos Grupos de Interesse da APFISIO, que perderiam automaticamente representatividade internacional na WP, a Ordem dos Fisioterapeutas garantiu que irá assegurar o ‘endorsement’ de todos os grupos, com carácter transitório, até que as estruturas representativas próprias da Ordem tenham condições para assumir a filiação na organização internacional.   

 O modelo de ‘endorsement’ será oportunamente analisado pela Ordem com cada Grupo de Interesse individualmente e com o Conselho Diretivo Nacional da APFisio, em função das características e necessidades de cada um.

A Ordem dos Fisioterapeutas e a Associação Portuguesa de Fisioterapeutas acordaram igualmente a realização de reuniões regulares, com vista a clarificar os respetivos papéis na prossecução dos objetivos de desenvolver a Fisioterapia em Portugal e aumentar a literacia como passo importante da afirmação da profissão.

 

Este site utiliza cookies para permitir uma melhor experiência por parte do utilizador.
Ao navegar no site estará a consentir a sua utilização.